Projeto de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação, em parceria com a Suécia, vai levar avanços da saúde para municípios consorciados ao CIM

Pesquisadores da Universidade de Estocolmo, Suécia,  e da startup paraense PromptusMED, ambos parceiros no projeto eSHARE, realizaram visita técnica no município de Alto Alegre do Pindaré , e visitarão o município de Itapecuru Mirim. O projeto é uma parceria com o Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), que conta com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e tem como objetivo melhorar os serviços de saúde nos municípios consorciados.

O projeto eSHARE é uma iniciativa de pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde digital. Seu propósito é criar uma plataforma de identidade eletrônica para profissionais de saúde, juntamente com a definição de requisitos para o desenvolvimento de um prontuário eletrônico centrado no paciente, aprimorando assim a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde.

O primeiro passo do projeto envolveu o mapeamento das estruturas das Unidades Básicas de Saúde e dos Hospitais Municipais e Regionais, a fim de subsidiar os investimentos necessários para a realização dos objetivos do projeto, que é o desenvolvimento de tecnologia para promover uma saúde integrada. O projeto piloto de cocriação será realizado em Alto Alegre do Pindaré e Itapecuru Mirim.

Além disso, como parte dessa parceria, serão realizadas oficinas temáticas para coordenadores de rede da Atenção Básica e secundária de saúde, bem como para técnicos de tecnologia da informação e comunicação, de 3 a 5 de outubro, na sede do CIM, em São Luís.

Essas oficinas abordarão diversos aspectos, incluindo o modelo conceitual do sistema de saúde básica e secundária, os fluxos operacionais e multidisciplinares na assistência integral, o ecossistema técnico e tecnológico, processos e requisitos na saúde básica e secundária, além de identificar os desafios, problemas e prioridades do Sistema de Saúde, sob a perspectiva dos municípios consorciados. As oficinas serão conduzidas pelos pesquisadores da Universidade de Estocolmo.

Essas oficinas sucedem dois webinários que buscaram o entendimento dos processos e requisitos, bem como a análise da legislação existente na área da saúde digital. O Projeto eSHARE faz parte de um amplo esforço que o CIM iniciou em 2022 para viabilizar, implementar e acelerar a transformação digital da saúde nos municípios consorciados.

Fechar Menu