CIM e parceiros institucionais planejam ações conjuntas no combate à extrema pobreza!

A Rede de Desenvolvimento Territorial do Maranhão (Redetema), iniciativa estabelecida entre o Governo Estadual, o CIM e empresas privadas, tem como foco a geração de renda e a sustentabilidade econômica das famílias mais vulneráveis no território que compreende os municípios consorciados. Em especial, através da potencialização das cadeias produtivas da agroecologia e agricultura familiar; e inovação e tecnologia aplicada à essas cadeias.

A Agroecologia é uma ciência que valoriza os saberes tradicionais aliados aos conhecimentos tecnológicos para a criação de sistemas produtivos capazes de utilizar os recursos naturais da melhor forma, considerando o tripé da sustentabilidade (Triple Bottom Line), ou seja, o social, o ambiente e a economia.

De maneira sustentável, o planejamento de sistemas integrados de produção, os quais se incluem o manejo adequado do solo, a adubação e o monitoramento de pragas e doenças, em conjunto com o tipo de lavoura ou criação animal definido, deve ser estruturado. E, também, sua comercialização, de forma cooperada.

Em reunião ocorrida entre o Consórcio Intermunicipal Multimodal, a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar – SAF, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, e a VALE S/A, nos dias 16 e 27 de janeiro de 2023, as primeiras ações estratégicas da Redetema foram discutidas. Dentre elas, se destacam, as tecnologias sociais desenvolvidas pela EMBRAPA e que apresentaram resultados extremamente positivos, como o denominado “sisteminha” – uma forma integrada de produzir alimento, cujos elementos (animais e vegetais) estão interligados entre si; eventos presenciais de mobilização e engajamento dos produtores rurais, dentre outras ações. Essas estratégias compreendem a junção de esforços da iniciativa privada e pública com a finalidade de combater a pobreza e a desigualdade nesses municípios.

As próximas reuniões definirão os aspectos metodológicos e executivos da Redetema e das ações conjuntas no combate à extrema pobreza.

Acompanhe.

CIM – Um SALTO de inovação na Gestão Pública!

Fechar Menu