Prefeito Fufuca Dantas celebra parceria de Pesquisa e Desenvolvimento com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) pelo Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM)

No dia 1º de Março sexta-feira, Foi celebrado o Protocolo de Intenções entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), que atualmente é ratificado por 25 (vinte e cinco) municípios do Maranhão e 1 (um) município do Pará, cujo objeto é envidar os esforços necessários para o desenvolvimento de iniciativas, ações, projetos e portfólios comuns, mediante instrumentos específicos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PDI, mas também Extensão.

Trata-se de um esforço convergente em atenção aos objetivos estatutários e planejamento estratégico do Consórcio, denominado Plano Salto+, bem como ao Plano de Desenvolvimento Institucional e à Política Institucional de Inovação da UFMA.

A partir da celebração da parceria serão executadas diversas iniciativas para resolver problemas e implementar oportunidades que gerem valor público aos municípios consorciados ao CIM por meio da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, aperfeiçoando ou implementando novos produtos, serviços ou processos direcionados à regional de alcance do CIM.

Uma das iniciativas será a segunda fase do LABCIM, que é um laboratório de inovação em políticas públicas e que dará continuidade à gestão de projetos e de residência de servidores dos municípios consorciados, com a prospecção, experimentação e disseminação de soluções direcionadas ao conjunto de municípios.

Ademais, fortalecerá o portfólio de projetos, inclusive dando seguimento às iniciativas de salas de governança, gestão e treinamento (GGT) nos Municípios, como também as Regionais de Pavimentação, com um olhar fundamental à constituição e fortalecimento de um ecossistema de empreendimento inovador.

Conforme fala do Reitor da UFMA, Professor Doutor Fernando Carvalho Silva, trata-se de “uma iniciativa que levará a UFMA para a sociedade, gerando empreendimentos inovadores e que solucionem as demandas específicas da Região Ferrovia Carajás, área de atuação do Consórcio Intermunicipal Multimodal – CIM, nosso parceiro”.

Já nas palavras do Presidente do CIM, o Prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas, “a parceria estabelece a conexão entre o governo, com a representação do CIM e de todos os seus municípios, como o meu município de Alto Alegre do Pindaré, a Academia, com a sociedade do conhecimento da UFMA e outras instituições, além de pavimentar o caminho para um futuro e exitoso ecossistema de inovação, em que o CIM já é um aliado e parceiro”.

Também foram apresentadas iniciativas de modernização e expansão dos espaços de esporte e lazer da UFMA com a criação do Centro de Excelência em Desporto e paradesporto da UFMA, momento em que o Presidente do CIM,  Prefeito Fufuca, destacou a importância do estabelecimento de parcerias de extensão com a UFMA para gerar maior valor na prestação de serviços públicos aos munícipes de abrangência do CIM, especialmente na Educação.

O Plano Salto+ é um acrônimo de (1) saneamento básico, (2) ambiente sustentável, (3) logística e arranjos modais, (4) Tecnologia e Inovação e (5) Ordenamento Territorial mais Direitos Fundamentais, enquanto um direcionamento temático de suas  estratégias de desenvolvimento.

Acompanhe pela:

Site https://portalpadrao.ufma.br/