Santa Inês (MA) recebe representantes da CNM e sedia Ação Municipalista

Felicidade por receber os representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em sua região foi o sentimento expressado pelos participantes do Ação Municipalista em Santa Inês (MA), nesta segunda-feira, 5 de julho. “Isso nunca aconteceu na história das entidades no Estado”, essa foi uma afirmação feita durante o evento, promovido em parceria com a Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

No início das atividades, a presidente do consórcio e prefeita de Vila Nova dos Martírios, Karla Batista, pediu para a CNM auxiliar os Municípios maranhenses com a cobrança da normativa da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem). Já a anfitriã do encontro, a prefeita Vianey Bringel, saudou os presentes e reforçou a importância de a CNM se fazer presente na ponta, onde realmente tudo acontece.

Os participantes falaram de suas dificuldades para administrar a máquina pública. No geral, eles acreditam que só com a ajuda da CNM, uma nova política de reforma tributária e de flexibilidade no uso dos recursos será aprovada pelo Congresso Nacional. O segundo secretário da entidade, Eduardo Tabosa, e o colaborador do institucional Alex Carneiro mencionaram o trabalho desenvolvido pela entidade – no Legislativo e no Executivo Federal – para garantir mudanças que melhorem o dia a dia das prefeituras.

Ag. CNM

Conquistas
Dentre as conquistas já obtidas pela XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, ocorrida de 21 a 24 de maio, Tabosa mencionou o decreto que flexibiliza o uso das Unidades de Pronto e Básicas de Saúde (UPAs e UBS) para garantir novos pontos de atendimento à saúde em vez de estruturas prontas e fechadas. Ele também falou sobre outras conquistas recentes e a importância da união para que novos avanços sejam obtidos ainda este ano. A carta Compromisso Brasil foi mencionada.

“As mudanças necessárias exigem uma forte aliança de todos gestores públicos”, destacou Tabosa, ao contar algumas experiências vividas à frente do Município de Cumarú (PE) e também da diretoria da CNM. Já Carneiro falou das novas ferramentas disponibilizadas pela entidade, que podem auxiliar no dia a dia da gestão, e sanou dúvidas dos maranhenses em relação ao trabalho institucional da entidade. Além de representantes de Santa Inês, o Ação também registrou a presença de municipalistas de Igarapé do Meio, Bom Jardim, Tufilândia, Bom Jesus das Selvas, Santa Luzia, Monção, Vila Nova dos Martírios e de integrantes do CIM.

Fonte: http://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/santa-ines-ma-recebe-representantes-da-cnm-e-sedia-acao-municipalista