Reunião com as Câmaras Setoriais de Infraestrutura e Saneamento discute as usinas de pavimentação e de tratamento de resíduos sólidos

As Câmaras Técnicas Setoriais de Infraestrutura e de Saneamento Básicos e reuniram com o Diretor de Gestão e o Gerente de Planejamento e Projetos do Consórcio Intermunicipal Multimodal para apresentação e discussão das usinas de pavimentação e as usinas de tratamento de resíduos sólidos por termomagnetização no dia 24 de agosto de 2022, na sede do CIM.

A iniciativa positiva das usinas de pavimentação implantadas em Açailândia (MA), com seus diversos benefícios econômicos e ambientais, a qual utiliza tecnologia de micro pavimentação a frio, com considerável custo x benefício e qualidade superior, quando se comparada ao modelo conservador atual, foi apresentada pela Secretária de Planejamento deste município, Mirthes Campos Araújo.

Os benefícios das usinas de tratamento de resíduos sólidos por termomagnetização foram expostas por Jefferson Fernandes, Gerente de Planejamento e Projetos do CIM e por Djalma Macêdo, da Secretaria de Meio Ambiente de Itinga do Maranhão (MA). A busca por novas formas de reaproveitamento econômico e energético dos resíduos sólidos urbanos (RSU), visando o desenvolvimento sustentável local, pela decomposição termomagnética dos RSU, em que se reduz em até 97 % seu volume e peso, onde os resíduos são colocados em uma câmara de decomposição, expostos a um campo magnético com temperaturas entre 150 a 300° C e baixa oferta de oxigênio. Essas condições fazem o resíduo ser esterilizado e decomposto, sendo convertido em cinzas e gases. Além disso, as condições físico-químicas dessa câmara inibem a formação de poluentes.

Ao longo das discussões, alguns aspectos a serem considerados nestas tecnologias foram debatidos, no sentido de contribuir para a eficácia e eficiência das mesmas que serão em breve implementadas nos municípios consorciados ao CIM de maneira regionalizada.