Primeira Reunião de Integração das Câmaras Técnicas discute os projetos do FRD

A primeira reunião estratégica de integração das Câmaras Técnicas de Saneamento e Infraestrutura dos municípios consorciados para discutir sobre o Plano de Investimento do Fundo para Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização (FRD) aconteceu no dia 24 de maio de 2023, na sede do Consórcio Intermunicipal Multimodal.

Os coordenadores do Laboratório de Educação e Inovações na Gestão Pública (LabCIM), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), explanaram todas as atividades desenvolvidas pelo LabCIM nesse encontro.

Mediante finalização do cadastramento do CIM no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a participação efetiva das Câmaras Técnicas para os projetos deliberados pela governança do Consórcio é imprescindível. Dentre os diversos assuntos em pauta, se destacaram os Termos de Abertura de Projetos (TAP), documento técnico que será submetido para análise do BNDES, em especial da sala de Governança, Gestão e Treinamento – GGTCIM, as Usinas de Pavimentação e as Usinas de Termomagnetização.

Para a discussão dessas usinas, técnicos dos municípios de Açailândia e Itinga do Maranhão, Mirthes Campos Araújo e Djalma Silva Macedo, respectivamente, expuseram as experiências e conhecimentos específicos das mesmas.

Grupos de Trabalho para cada projeto foram formados no sentido de avançar com celeridade a finalização e aprovação dos TAPs, bem como na organização e entrega da documentação necessária para a implantação dos projetos nos municípios.

De maneira participativa e integrada, os grupos de trabalho estão executando as deliberações definidas nesta reunião e contribuindo para a concretude dos projetos.

CIM – um SALTO para a inovação da gestão pública.