O projeto eSHARE, um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica apoiado pelo CIM, avança pelo Maranhão!

A continuidade do projeto eSHARE, um empreendimento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (P,D&I) em saúde digital, que conta com profissionais qualificados do Brasil e da Suécia, segue presencialmente ao longo dessa semana com visitas técnicas desses pesquisadores em Alto Alegre do Pindaré e em Itapecuru Mirim, com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão, além de oficinas temáticas com os Coordenadores de Rede da Atenção Básica e Secundária de Saúde e com os Técnicos de Tecnologia da Informação e Comunicação, entre os dias 03 a 05 de outubro, na sede do Consórcio Intermunicipal Multimodal.

O conhecimento a respeito da realidade tecnológica estruturante da saúde nos municípios nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Hospitais Municipais ou Regionais é de extrema importância para subsidiar o investimento necessário ao que o projeto se propõe, ou seja, o desenvolvimento de tecnologia que viabilize uma saúde integrada e centrada no paciente ea criação de um protótipo de identificação eletrônica para os profissionais de saúde.

As oficinas discutirão com os profissionais da área de saúde dos municípios consorciados o modelo conceitual do sistema de saúde básica e secundária, quais são os fluxos operacionais e multidisciplinares na assistência integral, o ecossistema técnico e tecnológico, além de processos e requisitos na saúde básica e secundária, e quais são os gargalos, os problemas e as prioridades sob a perspectiva do Sistema de Saúde. Os pesquisadores da Universidade de Estocolmo, Suécia, conduzirão as oficinas.

E elas ocorrem após dois webinários em que se buscou o entendimento dos processos e requisitos, bem como toda a legislação existente na saúde digital.

O Projeto eSHARE faz parte de um trabalho amplo que o CIM iniciou em 2022 para a viabilização, implantação e aceleração da transformação digital da saúde nos municípios consorciados.

CIM – Um SALTO para a inovação na gestão pública!