O primeiro webinário do eSHARE, projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (P,D&I) apoiado pelo CIM, aconteceu com gestores da saúde e profissionais da tecnologia da informação.

O primeiro webinário do projeto eSHARE ocorreu no dia 13 de junho de 2023 com as Secretarias Municipais de Saúde e com os responsáveis pela Tecnologia da Informação dessa pasta em momentos distintos, cuja temática principal foi o panorama da Saúde Digital.

Professores da Universidade Federal de Campina Grande, da Universidade de Estocolomo (Suécia), a idealizadora do eSHARE, Gisele Zuniga, e a equipe de gestão do CIM conduziram esse encontro virtual.

Ao longo dos diversos webinários previstos, o panorama da Saúde Digital (e-Saúde) nos municípios do CIM, a compreensão de como a Atenção Básica, Secundária, Terciária, de Urgência e Emergência são executadas, bem como a utilização de identificação eletrônica na saúde nesses municípios serão discutidos.

O entendimento de três importantes perspectivas do sistema de saúde: a perspectiva do paciente, a perspectiva do profissional da saúde e a perspectiva da tecnologia da informação serão feitos através de levantamento de dados, o que possibilitará o desenvolvimento de tecnologia que viabilize uma saúde integrada e centrada no paciente, com a criação de um protótipo de identificação eletrônica para os profissionais de saúde, em alinhamento com a Estratégia de Saúde Digital (ESD) para o Brasil.