O Consórcio Intermunicipal Multimodal coopera e participa da formalização do CIM-Pará

O Diretor de Gestão do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) do Maranhão, Max Andrade, participou da formalização do CIM – Pará, que ocorreu através da criação do Protocolo de Intenções do Consórcio Intermunicipal de Municípios Mineradores e Afetados do Pará. O objetivo do documento, assinado nesta quarta-feira, 7 de dezembro, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), é conferir legitimidade e formalidade aos municípios para, assim, garantir mais benfeitorias à população que reside nas cidades impactadas pela mineração no Pará.

O próprio CIM foi referendado e reconhecido como pioneiro na formação de um grupo liderado por municípios maranhenses, em busca de iniciativas de desenvolvimento e de mitigação dos impactos socioambientais causados pela mineração. Com o apoio do presidente do Consórcio, Fufuca Dantas, e também auxílio institucional, a formação do Consórcio do Pará se efetivou.

De acordo com o prefeito de Bom Jesus do Tocantins-PA, João da Cunha Rocha, consorciado ao CIM, “o Consórcio será uma ferramenta que facilitará o direcionamento econômico e político da nossa região, trazendo grandes benefícios para a área social e econômica e trabalhará em conjunto com o já existente consórcio CIM- Maranhão”.

Essa união de forças interestadual trará importantes ganhos quando se organiza e atua em conjunto para o desenvolvimento do setor minerário no Brasil, se exemplificando pela aprovação da Medida Provisória n° 1.133/2022 pelo Senado na data de ontem.

Com isso, esse conjunto de medidas possibilitará a modernização da legislação do setor minerário, a expansão do setor, o aumento da receita e do investimento na mineração, além da geração de riquezas para o Pará e o Maranhão.

CIM – Um SALTO para a inovação na gestão pública!