LABCIM – Solenidade de Lançamento do Laboratório de Educação e Inovações na Gestão Pública do Consórcio Intermunicipal Multimodal.

Iniciativa do Consórcio Intermunicipal Multimodal/CIM e Universidade Federal do Maranhão/UFMA, com parceria Vale e apoio Fundação Sousândrade, é apresentada como marco histórico de parceria efetiva para desenvolvimento e inovações na área de abrangência do CIM.

O evento de lançamento foi realizado na manhã desta terça-feira, 15, de forma presencial e virtual, na UFMA, com a presença de autoridades parceiras, prefeitos consorciados e demais convidados. Pautado na integração, pesquisa desenvolvimento e inovação, o Laboratório de Educação e Inovações na Gestão Pública do Consórcio Intermunicipal Multimodal – LABCIM conjuga uma união de esforços para a concretização de um projeto que visa elevar a qualidade da governança e da gestão pública, dos projetos e das ações e, por consequência, ações mais efetivas para elevar a qualidade de vida dos cidadãos na área de cobertura do Consórcio.

O projeto tem por objetivo o intercâmbio, elaboração, desenvolvimento e execução de programas e projetos de atividades de formação, pesquisa e extensão, de forma a elevar o conhecimento dos técnicos e gestores públicos a serem beneficiados pela cooperação técnica e científica entre a UFMA e o CIM.

“O LABCIM é uma iniciativa que eu acreditei desde a primeira ideia, a parceria com a UFMA, Vale e Fundação Sousândrade concretizou um projeto que necessitava de uma união de esforços. Juntos, formataremos a nossa fábrica de projetos e iremos nos habilitar a conseguir muito mais recursos”, enfatizou o presidente do CIM e prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas.

A mesa de abertura da solenidade contou com a presença do diretor de planejamento e inovação da Fundação Sousândrade, Raimundo Palhano, a gerente de relações institucionais da Vale no Maranhão, Giselly Pinto, o presidente do Consórcio Intermunicipal Multimodal – CIM e prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas, e o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Dr. Natalino Salgado.

“Este é um momento em que a Universidade Federal do Maranhão se faz presente e atuante, sempre apoiando projetos inovadores e estratégicos para o desenvolvimento do nosso estado. O LABCIM é sem dúvidas uma iniciativa que corrobora com nossa expertise no ensino, da pesquisa e extensão, levando qualidade de vida aos municípios”, pontuou o reitor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Natalino Salgado.

Em caráter técnico, serão realizados formações e aprimoramentos de servidores públicos municipais, residência em projetos, nucleação de residentes, capacitação de 1200 servidores e gestores municipais em um período de 12 meses nas áreas de competência do projeto, formação complementar de 6 bolsistas mestrandos e doutorandos para suporte às atividades do CIM.

A gerente de relações institucionais da Vale no Maranhão, Giselly Pinto, enfatizou que a parceria se fortalece ainda mais com a oficialização do LABCIM, a iniciativa veio para engajar uma cooperação que já acontecia. O diretor de planejamento e inovação da Fundação Sousândrade, Raimundo Palhano, ponderou que a iniciativa intensifica de fato um desenvolvimento sustentável.

O projeto alcançará os vinte e seis municípios consorciados.

Tranmissão on-line  na íntegra: