Consórcio Intermunicipal Multimodal investe na formação qualificada dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O Consórcio Intermunicipal Multimodal promove Capacitação Técnica aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para Captação de Recursos Financeiros através de leis incentivadas. De forma regionalizada, essa capacitação ocorrerá em Santa Inês entre os dias 19 e 21 de janeiro, e em Açailândia, nos dias 23 a 25 de janeiro de 2023.

Para se ter acesso aos recursos dos fundos, as organizações que pressuponham nos seus estatutos a defesa dos direitos da criança e do adolescente (vida e saúde; liberdade, respeito e dignidade; convivência familiar e comunitária; educação, cultura, esporte e lazer; profissionalização e proteção no trabalho) necessitam, inicialmente, estar credenciadas no conselho nacional, distrital, estadual e/ou municipal.

Cada conselho define a forma de aplicação dos recursos, no entanto o procedimento usual é o repasse mediante seleção e aprovação de projetos, cujas regras e requisitos são estipulados em editais.

Michel Freller, empreendedor social renomado, professor e consultor formado pela FGV-SP, mestre em Administração pela PUC-SP com aperfeiçoamento em gestão, formatação de projetos e captação de recursos, apresentará e discutirá com os presidentes, contadores e elaboradores de projeto dos CMDCA o Panorama do terceiro setor no Brasil, os Modelos jurídicos das Organizações do Terceiro Setor- OSCs, a Lei de incentivo dos FIA, Editais, seleção e elaboração de projetos, o Acompanhamento e prestação de contas, dentre outros.

De maneira interativa e imersiva, a metodologia da capacitação se baseia em exposição dialogada, com discussões a respeito das questões reais do cotidiano das instituições participantes, permitindo uma troca de experiências entre as organizações presentes, em que todas confirmaram presença.

O CIM considera de extrema importância a formação continuada de todos os conselhos municipais, se iniciando com o CMDCA, com a perspectiva de se expandir aos demais, conforme estabelecido em seu Protocolo de Intenções.