CIM visita Porto Digital, em Recife, com o objetivo de conhecer soluções inovadoras para os municípios consorciados

O Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), por meio do Diretor de Gestão, Lee Max, visitou nesta terça-feira (11), o Porto Digital, em Recife. O parque tecnológico é um dos principais ecossistemas de inovação do Brasil. Fundado em 2000, o espaço reúne startups, empresas de tecnologia e centros de pesquisa.

A visita ocorreu a convite do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), empresa pública referência em tecnologia da informação (TI). Com a instituição, o CIM realiza tratativas para o desenvolvimento de soluções tecnológicas a serem implementadas nos âmbito do Laboratório de Inovações na Gestão Pública (LabCIM).

O LabCIM – projeto realizado com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), parceria da Vale a apoio da Fundação Sousândrade – atua na formação e aprimoramento de servidores públicos municipais, além de oferecer residência em projetos estratégicos. Com foco na produção de conhecimento sobre gestão pública, o laboratório promove iniciativas que integram pesquisa, ensino, extensão e inovação.

A expectativa é que a visita contribua com a implementação de soluções em áreas como segurança digital, gestão de informações, armazenamento em nuvem, otimização de gastos com equipamentos de informática, certificação digital, sistemas de arrecadação e fiscalização municipal, comunicação e outros segmentos contemplados por produtos e serviços oferecidos pelo Serpro.

Gestão inovadora

Além da visita ao Porto Digital, o CIM esteve no município de Jaboatão dos Guararapes (PE), onde analisou a aplicação prática de soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Serpro. O objetivo foi avaliar a viabilidade de adaptação dessas iniciativas às necessidades específicas dos municípios consorciados.

De acordo com o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, as soluções do Serpro permitiram avanços no planejamento estratégico do município e na integração entre as secretarias. 

A agenda contou com a presença do diretor de Gestão do CIM, Lee Max; da gestora de Projetos, Gisele Zúniga; de Carlos Henrique Rodrigues Alexandria, gerente do Departamento de Negócios da região Nordeste do Serpro; de Alexandra Vitório de Morais Silva, gerente da Divisão de Negócios para Governo da região Nordeste do Serpro; e de Rafael Marinho Calado, gestor de Produtos do Serpro.


Assessoria de comunicação do CIM