O Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) segue avançando na promoção de direitos e no desenvolvimento sustentável. Em reunião estratégica nesta terça-feira (26), o CIM fortaleceu parcerias com a Ação da Cidadania, Vale, Fundação Vale e o Índice de Progresso Social (IPS) para implementar a Agenda Betinho nas cidades ao longo da Estrada de Ferro Carajás.
O encontro contou com a participação de Lee Max, Diretor de Gestão do CIM; Jorge Cunha, Engenheiro Agrônomo; e Cláudio Ribeiro, Diretor da Dryfill Engenharia Modular. Pela Vale, estiveram presentes Adriana Crespo, Gestora de Projetos; Cláudia Lima, Analista de Relações Governamentais; e Lucas Muller, Analista de Gestão da Informação e Processos da Fundação Vale. O IPS foi representado por Sergio Marangoni, Coordenador Associado.
Pela Ação da Cidadania, participaram Ana Paula Souza, da Gestão de Participação Social – Coordenação Brasil; César Varella, Coordenador de Projetos de Participação Social; e Shirley Bruzaca, Coordenadora do Comitê Maranhão da Ação da Cidadania e Coordenadora do Selo Betinho Maranhão.
A Agenda Betinho propõe 40 diretrizes para a erradicação da fome e a promoção da segurança alimentar, estruturadas em quatro eixos principais: produção e abastecimento de alimentos saudáveis, acesso à alimentação saudável, fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e educação alimentar e nutricional.
Na reunião, os participantes discutiram estratégias para viabilizar a implementação das ações nos municípios consorciados ao CIM, incluindo a adesão ao Sisan e a criação dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar (Consea).
O encontro também abordou a implementação do Selo Betinho na região, uma certificação criada pela Ação da Cidadania para reconhecer os esforços dos municípios na erradicação da fome e no fortalecimento da segurança alimentar. Recentemente, o selo foi concedido a Belo Horizonte, Curitiba e Brasília, que se destacaram por suas ações eficazes nesse campo. Inicialmente, a avaliação foi voltada para as capitais, e agora, o objetivo é expandir a iniciativa para os municípios margeados pela Estrada de Ferro Carajás.
Uma das ferramentas para atingir os objetivos propostos é o Índice de Progresso Social (IPS), metodologia que avalia condições de vida da população, abordando desde necessidades básicas como alimentação, moradia e segurança, até o acesso à educação superior e inclusão social. O IPS pode ser relevante para o desenvolvimento de políticas públicas, como as previstas pela Agenda Betinho, pois oferece dados essenciais para identificar áreas prioritárias e direcionar ações de combate à fome e promoção da segurança alimentar. A metodologia também permite comparações entre municípios com características semelhantes, auxiliando na identificação de boas práticas de gestão.
A reunião também permitiu que o CIM apresentasse aos parceiros alguns projetos de seu portfólio, incluindo o Laboratório de Inovações na Gestão Pública (LabCIM), iniciativa realizada em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Vale, e os projetos Condomínios Agrários de Produção Integrada e Toda Casa com Banheiro, desenvolvido em acordo de cooperação técnica com a Dryfill.