Câmara setorial de Saneamento – Açailândia

Esteve reunida ontem (13/03), na sede da prefeitura de Açailândia, a Câmara Setorial de Saneamento Básico do SALTO – plano estratégico integrado do CIM, presidida pelo Secretário de Planejamento de Açailândia, Max Lee.
O objetivo era apresentar ao novo presidente da FUNASA, Marcio Sidney Cavalcante, na presença de representantes municipais, como os prefeitos Aluísio Sousa (Açailândia) e Lúcio Flávio (Itinga do MA), a proposta de gestão integrada do Consórcio no tema de Saneamento Básico e o seu primeiro projeto já apresentado à Funasa, que é o Sistema Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos, envolvendo 27 municípios consorciados ao CIM, articulando ações de coleta, transporte, compostagem, recuperação de recicláveis, estando estas ações integradas às três regionais que contarão com Aterro Sanitário.
Durante sua fala, Marcio Sidney afirmou que a gestão compartilhada “é o caminho para os pequenos municípios”, uma vez que, isolados eles têm mais dificuldade em manter projetos vultuosos, como os de aterros sanitários, por exemplo. O presidente mencionou que 60% de aterros entregues pela FUNASA a entes federativos em todo o Brasil não estão em atividade por falta de capacidade financeira para mantê-los.
E é neste sentido que o projeto apresentado é diferenciado, pois propõe além do sistema integrado, uma gestão de ponta a ponta, que estabelecerá, já na fase de implantação, todo o plano de gestão, manutenção e sustentabilidade do sistema, envolvendo setor público, academia, iniciativa privada e terceiro setor, com as diretrizes de crescimento econômico sustentável, distribuição de renda e inclusão social.
“Quem não tem projeto estruturado, planejado, consensuado, não tem nada. Nosso objetivo é fazer entregas efetivas à sociedade maranhense”, palavras do Secretário Max Lee, Presidente da Câmara Setorial de Saneamento Básico do CIM.