A Fundação Vale e o Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) no acordo de cooperação técnica do projeto “Ciclo Saúde Proteção Social” que tem abrangência em 24 municípios vizinhos à Estrada de Ferro Carajás, no Maranhão, buscando fortalecer a atenção básica e a assistência social nesses municípios, integram esforços com o poder público municipal para consolidar políticas públicas setoriais e o atendimento às comunidades.
Até 2026, serão beneficiadas 396 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 55 unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), contemplando 451 serviços e 5 mil profissionais.
Entre as ações previstas pelo projeto, estão: doação de mobiliário e equipamentos para UBS e CRAS; formação para/com equipes dos profissionais da Atenção Básica (SUS), da Assistência Social (SUAS) e parceiros locais; fomento às práticas de educação em saúde; assessoria direta para elaboração de programas e acesso a políticas nacionais. Com esse formato de atuação, o projeto busca contribuir com a ampliação da capacidade de diagnóstico, planejamento, operacionalização, monitoramento e avaliação, a partir de elaboração de planos de trabalho compartilhados com a gestão pública. Os planos irão considerar as necessidades de saúde e de ampliação do acesso das populações aos serviços.
O Ciclo Saúde Proteção Social está sendo executado pelo Cedaps, organização da sociedade civil que promove o fortalecimento de comunidades e serviços públicos, com foco em políticas públicas sustentáveis, inclusivas e saudáveis.
Ontem, 17 de Junho , estiveram reunidos em Itapecuru Mirim , no espaço da Criança , vários parceiros do projeto, entre eles. Bruna Guimarães representante da Fundação Vale , o Secretário de Saúde do Município, Roberto Índio do Brasil , o vice prefeito do município, Maurício Nascimento e o Assessor- Chefe das relações institucionais e governamentais do CIM, Francisco Soares acompanhado do procurador Emanoel Lutifi. Francisco Soares agradeceu aos parceiros em nome do presidente Francisco Dantas Ribeiro Filho “Fufuca” , prefeito de Alto Alegre do Pindaré.