Itapecuru Mirim realiza o I Encontro para a elaboração do Plano Municipal de Agroecologia e Agricultura Orgânica

O primeiro encontro para a elaboração do Plano Municipal de Agroecologia e Agricultura Orgânica(PMAGRO)ocorreu nos dias 20 e 21 de outubro de 2022,em Itapecuru Mirim. Política pública inovadora no estado do Maranhão, esse Plano é resultado de uma parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o município de Itapecuru Mirim e o Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM).

O PMAGRO será elaborado em diversas etapas, sendo a mobilização social e levantamento de dados secundários e primários as ações iniciais. E todas elas de forma participativa, em que as comunidades rurais de agricultura familiar e as tradicionais contribuirão para que as diretrizes do Plano sejam eficazes. Dessa forma, se garante o controle social.

Os principais objetivos desse primeiro encontro foram o nivelamento dos conhecimentos técnicos e empíricos sobre o tema com as equipes técnicas e o lançamento do curso de extensão de Agroecologia na Comunidade Alto da Esperança.

As diversas equipes técnicas estiveram nessa Comunidade para levantamento prévio das práticas agrícolas desenvolvidas, no intuito de capacitar essas equipes para a diversidade e troca de conhecimentos entre os atores principais.

Importante destacar que o PMAGRO propiciará iniciativas para o apoio à agricultura familiar e à segurança alimentar e nutricional da população, pelo aumentoda produção e o consumo de produtos orgânicos, que só beneficiam a saúde de todos, melhorando a qualidade de vida dos seres humanos e preservando o meio ambiente.