Primeira visita técnica para levantamento prévio das condições ambientais do projeto “Adote uma Nascente”!

A equipe técnica do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) realizou a primeira visita técnica para levantamento prévio das condições ambientais nos municípios de Bom Jesus das Selvas e Buriticupu (MA) nos dias 15 e 16 de agosto de 2022, no âmbito do projeto “Adote uma Nascente”, Cooperação Técnica entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e o CIM.

O levantamento prévio consistiu em entender como as Secretarias Municipais de Meio Ambiente atuam nos municípios, considerando as ações e projetos em desenvolvimento, corpo técnico, estrutura administrativa, como a existência de viveiro de mudas, além de uma visita técnica no entorno dos municípios, em que áreas degradadas pela erosão avançada, como voçorocas, foram averiguadas.

A possibilidade em se integrar instituições públicas ao projeto para futuras cooperações técnicas com a Casa Familiar Rural e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) foi prospectada em visitas presenciais e reuniões institucionais.

Através de uma comunicação ativa através de matérias no sítio eletrônico do CIM, o município de Alto Alegre do Pindaré demonstrou interesse nesse projeto e, a equipe técnica também esteve com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alto Alegre do Pindaré em 17 de agosto de 2022, cujas tratativas e entendimentos se darão na recuperação de áreas degradadas nas margens de alguns corpos hídricos do município.