CIM + Educação

Na última quarta-feira (19), o CIM sediou e intermediou um importante acontecimento para a Educação no Maranhão. Trata-se de reunião de alinhamento do projeto “Trilhos da Alfabetização” – que foi concebido por meio de parceria entre o Consórcio, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fundação Vale e Fundação Getúlio Vargas (FGV), para melhorar a realidade dos municípios envolvidos, no que diz respeito à educação. O intuito é apoiar o processo de alfabetização de estudantes matriculados no Ensino Fundamental, em 24 dos 26 entes consorciados (que estão no eixo da Estrada de Ferro Carajás).
Participaram da reunião, representando o CIM: o presidente, Francisco Dantas (Fufuca Dantas), o assessor da presidência, Altemar Lima e o diretor, Max Andrade; pela Vale, estiveram presentes Vanessa Tavares (relações institucionais), Giselly Pinto (gerente de relações institucionais da Vale no Maranhão) e Joquebede Santos (analista de relações institucionais).
“Este é um momento diferenciado! Já sou sócio do CIM há algum tempo e nunca havia participado de um evento desse porte, com essa qualidade, uma reunião que eu espero que floresça e saiam bastantes frutos dela. Hoje a gente consegue discutir os grandes parceiros que são o Estado, a Vale e os municípios do entorno da ferrovia e dessa reunião eu tenho certeza que sairão muitas coisas boas e nas próximas tenho certeza que sairão coisas muito melhores”, disse o presidente e prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas.
A Secretária Adjunta de Gestão da Rede do Ensino e da Aprendizagem da Seduc, Nádya Dutra, afirmou que é uma satisfação para o órgão participar de tal empreitada, que busca universalizar a educação básica no Maranhão e explicou que a Secretaria cuidará da articulação entre os agentes estaduais e municipais para garantir o sucesso desse projeto nas comunidades escolares pertencentes ao CIM.
“O Programa Escola Digna, o Pacto pela Aprendizagem, são espaços de debate permanente com os municípios para o fortalecimento e consolidação do Regime de Colaboração do Maranhão no sentido de política de educação. Então, para nós, é uma satisfação colaborar com todos aqueles que quiserem seguir discutindo, pensando na alfabetização na idade certa – que é o foco hoje da agenda do Pacto, na relação com os municípios. E, sobretudo, universalizar a educação básica no Maranhão, atendendo às demandas dos estudantes, observando cada sonho, cada canto do território e as particularidades. O Programa Escola Digna sempre vai estar à disposição para essas agendas. Essa é mais uma oportunidade para construir, de fato, uma educação pública de qualidade social no Estado”, enfatizou Nádya Dutra.
O Projeto “Trilhos da Alfabetização” terá lançamento oficial na próxima terça-feira (25 de maio), a partir das 10h, em cerimônia virtual comandada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, e transmitido pelo canal oficial do Governo do Maranhão no Youtube.
Com o foco no desenvolvimento democratizado dos entes consorciados, o CIM já está com outras reuniões agendadas para tratar sobre o tema Educação. Todos os secretários municipais foram convidados para diálogo na próxima segunda-feira (24), num encontro virtual mediado pela equipe técnica do Consórcio.